Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteconomia
Início do conteúdo da página

Biblioteconomia

Publicado: Domingo, 24 de Fevereiro de 2019, 20h35 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 17h00 | Acessos: 10776

Curso de Biblioteconomia

O Curso de Biblioteconomia foi criado em 1966, por meio da Resolução n. 29 de 14/11/1966, do Conselho Universitário (C.U) da então Universidade do Amazonas (UA).

Em 1967, ano de sua instalação, o Curso de Biblioteconomia Constituiu com o Curso de Letras em 1967 o Departamento de Letras e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A partir deste ano, o Curso esteve alocado em estruturas administrativas que sofreram algumas modificações:

1 - Constituiu com o Curso de Comunicação, em 1973, o Departamento de Biblioteconomia e Comunicação também no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;

2 - Com a extinção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1975, e a criação do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o Curso passou a ter a sua própria gestão na esfera do Instituto.

Nos seus 50 anos de instalação, o Curso de Biblioteconomia utilizou-se das estruturas curriculares de 1967, 1974, 1985, 1989, 1994 para a formação dos seus discentes, sendo que a estrutura curricular de 2009 é considerada a sua versão corrente.

O Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tem por objetivo formar profissionais para atuar na área da Biblioteconomia. Conforme a estrutura curricular de 2009, o perfil do profissional a ser formado na área está voltado:

 [...] para o desempenho proficiente e criativo das atividades do ciclo documentário (reunião, tratamento e difusão de documentos e informação) e do ciclo informacional (produção, transferência e uso de documentos e informação) e a participação ativa nos processos de construção e reconstrução da realidade social. Essa formação, entretanto, depende do desenvolvimento de certas competências e do domínio de habilidades vinculadas aos conteúdos teórico-práticos do campo da Biblioteconomia por parte dos egressos, aspectos que impõem a busca pelo aprimoramento contínuo e a observação de padrões éticos de conduta, ante aos desafios da profissão. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 2008, p. 10)

Com a criação do Curso de Arquivologia na UFAM, o Curso de Biblioteconomia passou a integrar no ano de 2012, o Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia, ainda na estrutura administrativa do ICHL, o que em 2017 sofreu nova alteração, passando o Curso de Biblioteconomia em conjunto com os Cursos de Arquivologia, Jornalismo e Relações Públicas a fazer parte da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

 

REFERÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS. DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Manaus, 2008.

 

                       Centro Acadêmico do curso de Biblioteconomia.

        Redes Sociais do Centro Acadêmico:

                   Resultado de imagem para instagram icone  Resultado de imagem para youtube icone  Resultado de imagem para facebook icone

Fim do conteúdo da página