Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Jornalismo
Início do conteúdo da página

Jornalismo

Publicado: Domingo, 24 de Fevereiro de 2019, 20h35 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 17h54 | Acessos: 8788

Curso de Jornalismo

O Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi criado no ano de 1969. Seu surgimento se deve à regulamentação legal da profissão e o seu exercício por profissional habilitado em curso de nível superior específico, uma demanda da categoria que por meio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas fizeram gestões nesse sentido à recém criada Universidade do Amazonas (UA). Devido a inexistência de uma unidade acadêmica que abrigasse os cursos da área das Ciências Sociais Aplicadas, o Curso de Jornalismo foi alocado inicialmente na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras.

O curso tinha a duração de quatro anos, vestibular anual e uma grade curricular ampla, apoiada nas disciplinas das Ciências Humanas, Letras e Filosofia, além de matérias específicas tratando das técnicas e das práticas do jornalismo.  Já no ano seguinte ao ingresso da primeira turma, ocorrido em 1970, acontece a primeira mudança estrutural: passa a denominar-se Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, e é aprovada uma nova grade curricular para atender ao Currículo Mínimo determinado pelo Conselho Nacional de Educação.

Em 2022 recebe a denominação de Curso de Jornalismo (IH46) e implementa um novo Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado e discutido de forma colegiada entre os anos 2015 e 2021. Deixa a forma modular para investir em uma matriz afinada com as especificidades teóricas e mercadológicas do Jornalismo em diferentes vertentes, mídias e formas de atuação. Mantém o equilíbrio entre atividades laboratoriais e reflexivas, privilegiando uma formação humanística, crítica, técnica e ética. Incorpora ainda a oferta de diversas disciplinas optativas em consonância com as áreas de pesquisa e extensão em que atuam os professores permanentes, bem como o Estágio Curricular Obrigatório, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a área.

 

 

 

Fim do conteúdo da página