Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Arquivologia
Início do conteúdo da página

Arquivologia

Publicado: Domingo, 24 de Fevereiro de 2019, 20h34 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 13h35 | Acessos: 8533

Curso de Arquivologia

Ao final da década de noventa inexistia a oferta de cursos de graduação de Arquivologia por parte das instituições de ensino superior, públicas e particulares, instaladas no norte do país. O Departamento de Biblioteconomia da UFAM executou um projeto de pesquisa para estudar a viabilidade de criação de um curso de Arquivologia e observou-se uma ampla demanda por profissionais da área na comunidade amazonense. A partir desta constatação, iniciaram-se discussões a respeito da criação do curso pelo departamento.

Inicialmente a proposta do Departamento de Biblioteconomia projetava a criação de um curso de graduação em Ciência da Informação, no qual as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia estavam concebidas como habilitações. Entretanto, ao ponderar sobre questões de ordem legal envolvendo o tema, o Colegiado do Departamento avaliou que seria melhor reconsiderar essa opção. Optou-se por manter o Curso de Biblioteconomia em sua estrutura habitual e criar o Curso de Arquivologia, aproveitando as possibilidades oferecidas pelo Programa de Re-estruturação das Universidades Brasileiras (REUNI).

Em junho de 2007, por meio da Resolução nº 079/2007 – do Conselho Universitário da UFAM foi aprovada, em bloco, a criação de todos os cursos incluídos no programa REUNI da UFAM, e o curso de Arquivologia foi um deles. Entretanto, as suas atividades só foram iniciadas em março/2009. Atualmente o curso funciona em conjunto com Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas na Faculdade de Informação e Comunicação.


Fontes:
LIMA, R. Martins de. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas: Histórico e Situação atual. Manaus, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Departamento de Biblioteconomia. Projeto político-pedagógico do Curso de Arquivologia. Manaus: UFAM, 2009.
______. Conselho Universitário. Resolução nº 079/2009. Manaus: UFAM, 2007.

 

 

10 anos do Curso de Arquivologia.

Redes Sociais do Curso

Resultado de imagem para instagram icone  Resultado de imagem para youtube icone  Resultado de imagem para facebook icone

Fim do conteúdo da página