Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Maloca Digital promove debates sobre cultura e comunicação na Ufam
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Seminário Maloca Digital promove debates sobre cultura e comunicação na Ufam

  • Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2025, 18h53
  • Última atualização em Sábado, 30 de Agosto de 2025, 11h10

O Seminário Maloca Digital teve início nesta quinta-feira (28), no Auditório Rio Alalaú da Faculdade de Educação (Faced), com o tema “Cultura é Comunicação: Reflexões sobre a cadeia cultural no Estado do Amazonas”. A abertura contou com a presença da Direção da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), além de palestrantes, professores e estudantes. A programação do primeiro dia reuniu três painéis voltados a discussões sobre a Amazônia, entre eles a participação do professor do curso de Jornalismo, Gabriel Ferreira, que atuou como mediador e palestrante.

"Foi uma experiência nova pra mim, é a primeira vez que participei de uma atividade dessa, foi um grande aprendizado [...] e discutir esse campo interdisciplinar que é a Folkcomunicação. Acredito que foi muito bom falar sobre as festas, sobre diversos tipos de manifestações populares e sobre como o jornalista pode olhar para os grupos marginalizados", declarou o professor.

No segundo painel, intitulado “Cultura pelo Amazonas e para fora dele”, estiveram presentes o amo do Boi Garantido, João Paulo Faria, e Maria Amélia dos Santos Castros, que trouxe reflexões sobre resistência e a vida quilombola. O debate abordou tanto a evolução histórica de elementos da cultura local quanto a importância da valorização das comunidades tradicionais.

"Foi muito bom participar desse Seminário, e contar um pouco da história do festival, da história dos amos e apesar de não ser egresso da faculdade, é sempre muito bom voltar aqui e participar desses tipos de eventos." destacou o Amo do Garantido.

O terceiro e último painel do dia, “A promoção da cultura literária pelo Amazonas”, reuniu livreiros de editoras de Manaus, como Isaac Macial da Valer e José Maria Monteiro da Livraria Nacional, para debater o papel da literatura e da cultura no estado, ressaltando a importância da preservação e da circulação do livro como ferramenta de resistência e identidade cultural.

A programação segue nesta sexta-feira (29), também no Auditório Rio Alalaú, no mesmo horário, com mais três painéis. Os debates do segundo dia terão como foco a relação entre cultura, arte, fotografia e resistência no Amazonas, reunindo professores, pesquisadores, artistas e comunicadores para ampliar as reflexões sobre a diversidade cultural e os desafios da região.

 

*Texto de Raissa Marreiros com a supervisão do prof. Me. Gabriel Ferreira

registrado em:
Fim do conteúdo da página