Novos profissionais formados pela FIC celebram conquista em solenidade na Ufam
A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), realizou na noite desta segunda-feira (18), a cerimônia de Outorga de Grau dos formandos do Semestre 2025/1 dos cursos de Jornalismo, Arquivologia, Biblioteconomia e Relações Públicas. A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves ,no setor Sul da Universidade Federal do Amazonas.
A formatura dos cursos da FIC, conduzida pela reitora da Ufam, profa. Dra. Tanara Lauschner, foi marcada por emoção, conquistas pessoais e reconhecimento da trajetória acadêmica dos formandos. Em clima de celebração, a cerimônia reuniu alunos, professores, familiares e autoridades da universidade para celebrar o encerramento de um ciclo e o início de novas jornadas profissionais.
Para os formandos, o momento representou não apenas a conclusão da graduação, mas também a superação de desafios enfrentados ao longo da caminhada.
“É sempre muito gratificante, esse é um período onde eu estou muito focada na minha realização profissional e a formatura com certeza faz parte disso. E estar aqui é muita emoção depois de tudo que a gente passou. Principalmente aqui no estado, pandemia e tudo mais. E de certa forma a gente ficou abalado por isso e agora estou conseguindo me reerguer e voltando aí, me formando ainda bem. Tô muito feliz, de verdade”, contou a graduada em Jornalismo, Camila Vasconcelos.
Os professores destacaram a relevância da formação oferecida pela universidade e a confiança no futuro dos novos profissionais. “Eu tenho certeza de que nós estamos formando excelentes profissionais, então minha expectativa é que daqui a 5, 10 anos a gente tenha notícias dessas pessoas brilhando no mercado de trabalho, não só local, mas também nacional e internacional, porque nós somos um curso nota 5 no MEC, né, e nós formamos os melhores profissionais. As minhas expectativas são as mais altas possíveis”, afirmou a professora Aline Lira, paraninfa do curso de Relações Públicas.
O diretor da FIC, Alexandre Costa, ressaltou a dimensão simbólica do evento para toda a comunidade acadêmica. “Esse é o momento mais importante, é o momento em que a gente celebra a vida dos alunos, a vida acadêmica que começa. Agora eles são bacharelas e bacharéis, alguns vão para o mercado de trabalho, outros vão atuar cientificamente ainda, academicamente, mas é um momento de muita alegria, de muita satisfação, é um momento que a gente fica em estado de graça por poder conseguir participar e vivermos com cada um deles”, destacou.
A solenidade também foi um espaço de reafirmação do papel da universidade pública na formação de profissionais qualificados para a sociedade. O sentimento coletivo entre formandos, docentes e familiares reforçou que, mais do que um fim, a formatura representa o início de novas possibilidades e desafios, nos quais cada egresso da FIC levará consigo a marca da Universidade Federal do Amazonas.
(Texto de Raissa Marreiros e Fotos de Filipe Duarte, sob a supervisão do prof. Me. Gabriel Ferreira)
Redes Sociais