Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Se o paraíso fosse uma enorme biblioteca,  quem cuidaria dela?
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Se o paraíso fosse uma enorme biblioteca,  quem cuidaria dela?

  • Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 10h30
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 14h37

Neste 12 de março (Dia do Bibliotecário), lembramos a importância deste profissional, e parabenizamos nossos professores   

"Arrumar livros", "catalogar documentos", "administrar uma biblioteca"...Essas são as respostas mais comuns que circulam entre as pessoas quando a pergunta é sobre a função do bibliotecário. De acordo com o dicionário, bibliotecário "é o profissional encarregado de classificar, catalogar, conservar e distribuir livros em bibliotecas". Não está errado, mas esta é apenas uma pequena parte das diversas atribuições deste profissional da informação.

Para nos ajudar a compreender um pouco mais sobre a importância e a atuação deste profissional na sociedade, a coordenadora do curso de Biblioteconomia da FIC, Profa. Dra. Guilhermina Terra, explica que:  "o bibliotecário tem um papel fundamental para a sociedade, pois, por meio de seu serviço,  torna-se possível a recuperação rápida e precisa da informação segura e capaz de satisfazer a necessidade informacional de todas as pessoas que necessitam da informação para tomada de decisão. Hoje, a informação, mais ainda, é a base das tomadas de decisão. E o profissional que é responsável em fornecer a informação certa, para a pessoa certa, em um tempo mínimo, é o bibliotecário. Com sua presteza e elevado poder de organização e concentração, o bibliotecário ajuda a reduzir, por exemplo, o tempo de busca na pesquisa de informações importantes, e isso, às vezes, pode até ajudar a salvar vidas." 

Sendo assim, podemos considerar que o bibliotecário é o profissional formado em Biblioteconomia que trabalha para o progresso cultural do país. O Dia do Bibliotecário em 12 de março foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página