Página inicial > Últimas Notícias > Professores e pesquisadores do curso de Arquivologia e Biblioteconomia lançam livros no ENANCIB 2021

• Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 11h07
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 11h07

Por: Cristiane Barbosa

Novas obras na área das Ciência da Informação estão sendo lançadas por docentes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib), realizado no Rio de Janeiro.

Nesta terça (26/10), o professor Luiz Antonio Santana da Silva, do curso de Arquivologia da FIC, lançou a obra ‘Documentos audiovisuais: reflexões no contexto arquivístico brasileiro’. Além dele, o professor de Arquivologia Alexandre de Souza Costa lançou também fez o lançamento do livro intitulado ‘O regime de informação: um olhar sobre a indústria de petróleo e gás natural no Brasil’.

De acordo com o professor Luiz, no XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação está sendo comemorado os 50 anos de Ciência da Informação no Brasil: saberes, diversidade e transformação social.
“Tivemos uma excelente contribuição à Ciência da Informação brasileira: mais de 80 livros lançados em acesso aberto e gratuito. Este é um dos resultados da constante, resistente, competente e promissora ciência brasileira no qual docentes da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas fazem parte!”, destacou ele.

Já na quarta (27/10), a professoras do curso de Biblioteconomia Célia Regina Simonetti Barbalho, Danielly Oliveira Inomata e Tatiana Brandão Fernandes lançam a obra ‘Sustentabilidade Informacional em Ecossistemas de Conhecimentos’.

O livro ‘Espaços e ambientes para leitura e informação’ é também lançado na quarta-feira, sob a organização da professora Célia Regina Simonetti Barbalho e professor Rovilson José da Silva, Samir Hernandes Tenório Gomes e Sueli Bortolin.

Os livros "Sustentabilidade Informacional em ecossistemas de conhecimento",  "Biomoléculas da Amazônia: mapeando potências para a indústria farmacêutica" e "Documentos audiovisuais" podem ser baixados gratuiatamente.