Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Protagonismo nas mídias sociais por grupos marginalizados é debatido na Jornada de Folkcomumicação na Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Protagonismo nas mídias sociais por grupos marginalizados é debatido na Jornada de Folkcomumicação na Amazônia

  • Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 14h20
  • Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 21h19

A internet e os smartphones ampliaram a capacidade de comunicação dos grupos subalternos (marginalizados). A afirmativa foi feita pelo pesquisador Fabio Corniani, professor da Universidade Federal do sul da Bahia durante a palestra “Folkcomumicação digital: o hoje e o amanhã”. A palestra fez parte da programação da II Jornada de Folkcomunicação na Amazônia nesta terça-feira (26) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“As pessoas podem gerar informação a partir dos smartphones hoje em dia. A partir disso você possibilita e potencializa toda uma produção de conteúdo de grupos que estão à margem da sociedade. Grupos subalternos”, explicou Fábio Corniani, doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e referência em pesquisa na área da folkcomunicação. Corniani explicou que ainda não vê esses grupos como protagonistas dentro dos veículos de comunicação de massa, mas suas produções já possuem um espaço significativo, principalmente se comparado a alguns anos atrás.

Documentários sobre questões culturais e religiosas

A programação do evento também contemplou uma mesa de conversa com Jornalistas formados pela Ufam/Parintins sobre seus Trabalhos de Conclusão de Curso na área de audiovisual, orientados pelo professor Adelson da Costa Fernando. Os palestrantes Yandrei Souza, Fábio Modesto e Orivaldo Júnior apresentaram um pouco sobre seus projetos: três documentários, dois em Parintins e um em Barreirinha, focados em questões religiosas típicas de determinados grupos das cidades.

A aluna do segundo período do curso de Jornalismo na Ufam, Yasmin Tabosa, participou como ouvinte da jornada e parabenizou a Universidade pelo empenho em realizar eventos como esse. “É muito importante que a gente tenha acesso a esse tipo de conhecimento, e é muito importante ver a faculdade se importando em realizar eventos, em trazer especialistas abordando temas que nem sempre temos oportunidade de ver em sala”.

A programação ainda contou com a realização de uma oficina ministrada pelo professor Fabio Corniani e um Grupo de trabalho para apresentação de pesquisas no campo da Folkcomunicação, ambos pela tarde. Nesta quarta-feira, as atividades terão continuidade no campus da Ufam, a partir das 8h30.

Organizada pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a jornada objetiva promover debates sobre questões relativas às interfaces entre a comunicação, a cultura popular e o desenvolvimento sustentável.  O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Por: Gabriel Bravo

Edição: Cristiane Barbosa

registrado em:
Fim do conteúdo da página