Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores do Mestrado em Ciências da Comunicação da Ufam, Lançam Livro Olhares Comunicacionais no Les Artistes Café Teatro.

  • Acessos: 508

Manaus, 05 de Julho de 2019.

 

No dia 04 de Julho, Quinta-feira, o Les Artistes Café Teatro, no Centro de Manaus, recebeu o evento de lançamento do Livro Olhares Comunicacionais.

Este livro é uma produção científica promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM).

O livro trata-se de uma coletânea de 12 artigos e foi organizada pelos Doutorandos Noélio Martins Costa e Georgio Ítalo Oliveira, ambos da Ufam, e teve sua produção geral coordenada pelo Professor Dr. Renan Albuquerque, docente da FIC-UFAM. Os artigos tratam de uma amplitude de assuntos que vão desde o Ecofeminismo até questões de Religião, conhecimentos indígenas, convergência midiática, educomunicação, folkcomunicação, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

William Costa, mestrando em Ciências da Comunicação da Ufam e repórter, produziu um dos artigos que estão no livro. O seu artigo trata-se de um olhar ecossistêmico sobre o conhecimento religioso.

Segundo William, a comunicação e a religião são áreas em que ele se dedica a pesquisar desde o período da graduação, e sua maior motivação em pesquisar sobre isso tem sido a ascensão protestante (evangélica) e a presença dos mesmos na internet. No artigo ele realiza equiparações da construção da ciência, que se subdividiu em diferentes tipos de saberes (empírico, filosófico e religioso), com relação aos ecossistemas comunicacionais.

Renan Albuquerque, coordenador do PPGCCOM e Pós-Doutor em Antropologia pela PUC de SP, afirmou que a atual conjuntura favorece a democratização do saber científico. "O livro tem grande relevância por se tratar de uma ação que divulga a ciência". E assegurou também que a principal meta é proporcionar e conduzir conhecimento ao público geral.

O PPGCCOM possui 10 anos de existência e o livro vem como um divisor de águas para o Mestrado em Ciências da Comunicação na Amazônia.

O roteiro de programação de lançamento do livro contou com a presença de Oswaldo Lopes Filho, Diretor-Presidente da FUNTEC, Fundação Televisão e Rádio Cultura da Amazônia, e da Mestranda do PPGCCOM Maya Batista, ambos compuseram a mesa que abordou assuntos como a comunicação na Amazônia na atualidade. Também apresentou-se durante o evento o músico e mestrando do PPGCCOM, Zeca Dantas.

O livro Olhares Comunicacionais é um livro interdisciplinar que entrelaça conhecimentos teóricos e metodológicos sobre sistemas, redes comunicacionais, linguagens da comunicação e comunicação organizacional, que são assuntos bem contemporâneos, a questões de ancestralidade como a religião, a sabedoria popular, indígena e científica. Além de sugerir novas perspectivas e possibilidades do conhecimento acadêmico por conta das diferentes projeções e óticas de estudo nele abordadas, tornando o livro integrador, dinâmico, versátil e um forte difusor de análises socio-antropológicas da nossa cultura numa perspectiva da informação e da comunicação.

Promocionalmente durante o evento, o livro custou R$ 40,00 (Quarenta Reais), porém, agora encontra-se à venda somente no site da Amazon Brasil, no valor de R$ 72,00 (Setenta e Dois Reais) + frete.

Link de Compra no Site Amazon Brasil.

 

Fontes: Portal Amazônia e Portal do Holanda.

registrado em:
Fim do conteúdo da página