Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FIC tem mais um grupo de pesquisa aprovado.

  • Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 18h09
  • Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 18h16
  • Acessos: 608

Trata-se do Grupo de Pesquisa em Documentos Audiovisuais e Iconográficos (Imago). O Imago se apresenta com uma proposta interdisciplinar congregando áreas de interesse tanto da Informação quanto da Comunicação. A iniciativa pioneira é do professor, Dr. Luiz Santana, do colegiado de arquivologia (líder do grupo).

Visando colaborar com o fortalecimento do tripé que mantém a universidade pública (ensino, pesquisa e extensão), o Imago é o primeiro grupo de pesquisa vinculado ao curso de arquivologia da FIC a expandir seus objetos de estudo, também, ao campo da Comunicação. Para tanto, o Grupo conta com a colaboração e vice-liderança da professora Dra. Camila Leite de Araújo, do colegiado de jornalismo. O Imago está devidamente aprovado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (Propesp) e certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

A proposta do Imago é interdisciplinar e interinstitucional, pois congrega professores, pesquisadores e alunos da FIC, da Universidade Federal do Amazonas e da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Desta forma, o grupo pretende discutir questões que envolvam a produção e os estudos tipológicos de documentos audiovisuais e iconográficos, seus usos, efeitos, sua gestão, bem como sua relação com as áreas de comunicação, informação e tecnologias em ambientes amazônicos. Ainda, o grupo pretende despertar os alunos de graduação à iniciação científica, assim como a manutenção dos mesmos no universo da pesquisa e divulgação da ciência.

“A proposta do Imago é a troca de experiências em pesquisa, onde possamos estimular os estudantes a partir desse processo de discussão, aproximação, construção e divulgação científica, visando estreitar a relação pesquisa e aluno nas áreas de informação e comunicação tendo como interesse em comum a temática tratada pelo grupo.", pontua o líder do Imago, professor Luiz Santana.

 

Parcerias e ações

Além do desenvolvimento de pesquisas, visando a construção do conhecimento científico o Imago também tem suas atividades de extensão, que serão desempenhadas por meio do projeto de extensão Cine & Vídeo Tarumã, parceiro nos trabalhos e atividades do grupo de pesquisa. Como estamos vivendo em um momento de pandemia e distanciamento social, as ações propostas pelo Imago têm sido feitas no canal do Youtube da Faculdade de Informação e Comunicação, como, por exemplo, o I Seminário de Vivências Arquivísticas que ocorrerá a entre os dias 19 e 21 de outubro a partir das 19h.

 Outra ação voltada para os alunos de informação e comunicação são os minicursos que serão oferecidos entre os meses de outubro e novembro deste ano. Serão quatro minicursos que vão abordar o tema central: Gestão documental, acesso à informação e transparência no primeiro setor. Os instrutores são profissionais e professores atuantes na área de informação e comunicação com vasta experiência em seus ramos de atuação.

 

Ações afirmativas

Promover o estímulo à pesquisa em alunos de graduação e o contato com pesquisadores e professores com olhares diversos, interdisciplinar e interinstitucional. Em contrapartida, fortalecemos também a FIC por meio das pesquisas e ações desenvolvidas pelo Imago, uma vez que o conhecimento é construído de forma coletiva e seus benefícios também os são.

registrado em:
Fim do conteúdo da página